Aços Macom: A história por trás da gigante
MacomLab Showroom

Aços Macom: A história por trás da gigante

Em 1972 nascia no bairro do bom retiro, cidade de São Paulo, a empresa líder no mercado de equipamentos para Food Service no Brasil: a Macom.

Bairro do Bom Retiro em São Paulo, nos anos 70.

A empresa começou prestando serviços de manutenção, fabricação de mobília de aço inox e revenda de equipamentos importados.

O nome Macom vem da junção das palavras MAnutenção  e COMércio, e em 1979, quando já se destacava no mercado de gastronomia e fast Food.

Fábrica em Cumbica-Guarulhos
Unidade Fabril filial Porto Feliz-SP

Com início do fornecimento à grandes redes de fast Food, além do desenvolvimento tecnológico e foco em qualidade provenientes destas negociações, surgiu a necessidade de expansão da capacidade produtiva, e em 1985, a Macom foi transferida para a cidade de Guarulhos, passando a produzir além do mobiliário,  equipamentos de cocção e refrigeração. Em 2013, com uma demanda crescente, foi inaugurada a filial em Porto feliz.

Em julho de 2013 a MACOM foi adquirida pelo Grupo HOSHIZAKI, multinacional japonesa, líder global em fabricação de equipamentos para food service, opera em mais de 60 países e oferece as melhores máquinas de gelo do mercado. Com isto, a MACOM passou a ser a 52a empresa do Grupo Hoshizaki, e a integrar as suas marcas internacionais como Lancer, Gram, Jackson, entre outras.

Após quatro anos de sua estabilização como Grupo Hoshizaki, a MACOM divulgou um novo posicionamento oferecendo muito mais que cozinhas personalizadas e sim soluções completas e tecnológicas para o mercado de Food Service, com o novo slogan “Excelência no que faz”.

Em 2014, Marcos Farah, com mais de 30 anos de experiência no segmento de fast Food, assumiu a diretoria comercial, Especialista em desenvolvimento de novos produtos, engenheiro elétrico, pós-graduado em comercio exterior, com MBA em marketing de serviços, desenvolveu novos projetos, ampliando a atuação da Macom, além de estruturar o posicionamento no mercado de fast-food e gastronomia.

Em 2015, Jim Kuo, com mais de 22 anos na gestão de fábrica na Hoshizaki América, assume a presidência da Macom, graduado em engenharia e com MBA em liderança executiva, trás toda sua experiência para a transição de gestões com foco e crescimento nas vendas, na lucratividade e implantação de governança corporativa.

Em setembro  de 2019, a Macom inaugura seu novo polo industrial em Guarulhos, com mais de 22 mil m²., em local estratégico próximo a importantes rodovias, a planta emprega cerca de 300 funcionários, fabricando também máquinas de gelo Hoshizaki, além das consagradas linhas de cocção, refrigeração, mobília e distribuição.

Instalações atuais da Aços Macom em Guarulhos, região de Bonsucesso
Instalações atuais da Aços Macom em Guarulhos, região de Bonsucesso

Em 2020 a Macom é reconhecida no mercado como empresa 100% legal, destacando-se pela sua integridade fiscal, tributária, social e ambiental, dentre os fatores para este reconhecimento citamos: 100% dos funcionários CLT, 100% das vendas cumprindo legislação fiscal e tributária, sendo auditados em contabilidade, ti, RH, controles internos, riscos e compliance.  Neste mesmo ano a Macom assume o fornecimento de máquinas de gelo Hoshizaki  para toda América Latina.

Atualmente, a Macom é reconhecida como líder na fabricação de equipamentos e sistemas para cozinhas profissionais da América Latina tendo em seu portifólio soluções completas e fornecendo para clientes como: MCDonalds, Bob’s, Burger King, Ragazzo, Subway, Outback, Starbucks,Olive Garden, Vienna, Sukya, China in Box, Madero, Fogo de Chão, Mania de Churrasco, Cinemark, Cinépolis, Giraffas, Bradesco, Petrobras, Mercado Livre, Bosh, Itaú, Eletrolux, Ibis, Marriot, Accor, Copacabana Pallace, Pullman, Royal Palm Plaza, Hospital Samaritano, Albert Einsten, entre outros tantos.

Unidade fabril em Bonsucesso, Guarulhos-SP