Success Stories

COMO ABRIR UMA HAMBURGUERIA DE SUCESSO?

Está pensando em abrir uma hamburgueria? O momento está muito propício, pois o consumo de alimentos rápidos e práticos nos últimos anos segue em fase de crescimento (fonte SEBRAE). A preocupação do cliente em consumir alimentos de qualidade é um desafio, mas também pode ser uma grande oportunidade.

Vale a pena conhecer o básico da história do hambúrguer, trazido pelos alemães à América no século XIX, como uma comida rústica. Período de grande crescimento industrial onde os trabalhadores precisavam de um alimento produzido e servido rapidamente por um valor bem baixo.  Em 1921, a primeira lanchonete americana foi criada e na década de 30 foi criado o primeiro Drive-Thru. No Brasil, em 1952, as hamburguerias chegaram, primeiro no Rio de Janeiro e três anos depois em São Paulo.

Por se diferenciar do modelo de fast food “tradicional” as hamburguerias ganham cada vez mais destaque e se tornam negócios cada vez mais rentáveis. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Gastronomia, este nicho alimentício teve um crescimento de mais de 570% na última década, um mercado que só no Brasil fatura mais de 20 bilhões de reais e cresce 7% ao ano, segundo a revista exame. Mas o que realmente faz uma hamburgueria ter sucesso?

Lanches com nomes diferentes, ambientes descolados, decorados e ambientados, iluminação moderna e som ambiente com uma playlist de músicas bem-selecionadas são elementos que podem agradar aos clientes, mas não suficientes para atraí-los até seu estabelecimento.

Diariamente recebemos em nossa cozinha experimental a visita de consultores, parceiros e clientes que já atuam no mercado para realizar testes de equipamentos ou de cardápio e, conversando com eles, conseguimos listar alguns pontos que são frequentemente mencionados como fatores para ampliar as chances de sua hamburgueria ter sucesso.

Aposte no básico MUITO bem-feito!

Sabemos que um lanche bem-feito tem ligação direta com a qualidade dos ingredientes: da carne, do queijo, dos molhos e principalmente do pão, por isso, busque fornecedores confiáveis.

Aposte no cardápio enxuto para garantir a agilidade na operação da cozinha, além disso, é interessante sempre trabalhar com os mesmos ingredientes, opte por opções com 1, 2 ou 3 hambúrgueres para que o cliente escolha de acordo com sua fome. Como resultado, uma variedade maior exige trabalhos extras como pesagem, moldagem, estimativas de venda e claro, riscos de desperdício.

Hambúrguer - Cozinhas Profissionais

Diferenciais no cardápio

Porque o consumidor deve escolher sua hamburgueria no lugar de outras opções? O que fará o cliente voltar novamente? Quais os seus diferenciais frente a concorrência?

O hambúrguer é o carro chefe, sua produção e apresentação deve ser impecável, mas existem outros pontos a serem explorados como a cenografia do ambiente, um atendimento diferenciado e opções especiais sazonais no cardápio.

Para não ser somente mais um na multidão, invista em molhos ou um ingrediente especial, itens regionais, com sabor marcante, algo que possa ser notado como um toque especial e único.

Da mesma forma, um erro é abusar de um ingrediente com o pretexto de inovação, é comum hoje vermos hamburguerias que exageram na quantidade de um ingrediente no mesmo lanche. O ideal é que o consumidor consiga identificar o sabor de cada ingrediente.

Procure conhecer o que faz sucesso na concorrência e conheça os cardápios de grandes redes, com certeza há motivos no sucesso de seus hambúrgueres. Além disso, procure participar de eventos e cursos, isso dará conhecimento suficiente para inovar sempre.

Uma combinação que vem se destacando é a junção hambúrguer + cerveja. A bebida atrai consumidores mais velhos, que costumam ser mais atentos a qualidade do que consomem e geralmente tem maior poder de compra.

Estrutura da cozinha

Não adianta ter o melhor Chef, que sabe montar o blend perfeito de carnes e não ter as ferramentas para prepará-las da maneira correta. Uma estrutura ideal conta com chapas eficientes com espessura da superfície de cocção maior, char broilers para dar aquele gostinho de churrasco no hambúrguer, fritadeiras profissionais de alta performance que garantem uma batata frita sequinha e crocante, linha de refrigeração com interior de aço inox que é mais durável e não impregna cheiro e claro um sistema de exaustão seguro e eficiente.

Quer aprender como escolher a fritadeira ideal para seu negócio? Veja nosso guia.

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Delivery

No cardápio de delivery deve-se manter apenas os produtos testados e comprovadamente pode ser entregue com excelência. Neste ponto deve se dar uma atenção especial para a escolha das embalagens que deve conservar bem a temperatura e manter as texturas dos alimentos.

Invista tempo na criação de kits tamanho família, já que eles aumentam o ticket e tem maior margem de lucro, considerando que uma única entrega pode levar um kit com 10 ou 20 combos.

Tendencias e inovações

Alimentos à base de plantas

Não deixe ninguém de fora, um cliente vegetariano tem que ter a chance de ir com a família ou seus amigos ao seu estabelecimento e ter alternativas para se alimentar de forma satisfatória.

Cresce cada vez mais a busca por opções vegetarianas, plant-based ou mesmo opções mistas com hambúrgueres mais leves como, por exemplo, a mistura de carnes com cogumelos.

Sistema pick and go

Durante a pandemia, o sistema pick and go foi uma das modalidades que mais cresceu, onde o cliente faz o pedido remotamente e depois vai buscá-la no endereço do estabelecimento. Esta alternativa de atendimento está em alta principalmente porque o consumidor cada vez mais procura economizar tempo.

Redes Sociais e geolocalização

Considere ter uma presença forte nas redes sociais, cabe aqui dizer: quem não é visto, não é lembrado. Crie uma marca e uma identidade visual para que a hamburgueria seja lembrada. Estabeleça uma linha de comunicação com seu público-alvo.

Use fotos atrativas e de boa resolução, invista em um celular com uma boa câmera e aprenda a editar as fotos em aplicativos como o Canva, por exemplo.

Faça seus clientes salivarem ao verem suas fotos, não deixe as suas redes abandonadas, pois são um canal para seus clientes interagirem, dedique pequenos espaços de tempo para verificar e responder comentários e mensagens.

Abuse da geolocalização e faça anúncios com pequenos investimentos. A Geolocalização garante que apenas os moradores do bairro ou região onde sua Hamburgueria está estabelecida, vejam seus anúncios.

Estes pontos não eliminam a necessidade de como em qualquer novo negócio bem-planejado, ter um bom plano de negócio.

É importante incluir um estudo do mercado de hamburgueria, planejamento financeiro, definição de público-alvo, definição de formato do negócio, contratação de equipe, escolha do ponto comercial, desenvolvimento do cardápio e preços, criar uma marca, investir em marketing e um sistema de gestão. Para estes itens recomendamos a contratação de consultores, o Sebrae também pode ajudá-lo na elaboração deste plano.

A Macom é reconhecida como líder do segmento de equipamentos para cozinhas profissionais. Há 48 anos no mercado, buscamos atender as necessidades dos nossos clientes, através de equipamentos com alta eficiência, para aguentarem o dia a dia da cozinha!

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