Dicas de equipamentos

Escolhendo a fritadeira ideal para seu negócio

Quando se trata de fritadeira, existem muitas dúvidas com relação a qual modelo escolher. Será que atende à demanda do estabelecimento? Será que a fritadeira a gás compensa mais ou a elétrica? Qual delas devo escolher para otimizar o uso do óleo para fritura? Estas e outras perguntas são sempre consideradas por quem está abrindo restaurantes, bares ou até mesmo quiosques. A seguir, confira algumas dicas preciosas para que você faça a escolha correta.

  • Análise de demanda: É importante conhecer o seu público e a sua demanda para que, no momento da escolha da fritadeira, esta dê conta de suprir todos os pedidos. Além disso, leve em consideração o que você vai fritar (variedade de produtos).
  • Análise de despesas variáveis (gás e energia): dependendo da localidade, o gás pode ser mais barato ou mais caro que a energia, influenciando diretamente nos gastos de seu estabelecimento. Vale a pena colocar na ponta do lápis quanto seria gasto com uma opção ou outra.
  • Análise de performance: muitas fritadeiras que encontramos no mercado, principalmente as elétricas, possuem uma vantagem comparativa em relação à retomada de temperatura do óleo quando o produto é frito, garantindo maior eficiência e volume. É importante analisar os resultados do mesmo produto e quantidade feito na fritadeira a gás e na elétrica, utilizando um termômetro de imersão e um cronômetro para saber qual a mais vantajosa. Na cozinha experimental da Macom, realizamos testes de performance, a fim de auxiliar na escolha do melhor equipamento para o seu negócio.
  • Análise do espaço disponível na cozinha: não tem como comprar um equipamento que não cabe na cozinha, certo? Com isso, é importante analisar também o espaço destinado a fritadeira, para que fique alocada corretamente, não esquecendo que esta deve estar abaixo de um bom sistema de exaustão e coifa.
  • Análise do modelo de negócio: em quiosques, ambientes com pouco espaço ou em lugares onde não existe a possibilidade de instalação de uma coifa, a fritadeira automática com sistema de exaustão embutido é a melhor opção, podendo ser colocada em recintos como metrô, quiosques de shoppings, bares da piscina em clubes e hotéis etc. Além de não necessitar de sistema de exaustão externo, otimiza o espaço, automatiza o processo de fritura e trabalha de forma segura, dificultando a incidência de queimaduras e de dissipação de calor para o ambiente.
  • Análise de segurança: é importante verificar se as fritadeiras possuem válvula de segurança, para que não ultrapassem da temperatura desejada (geralmente 180ºC), dessa forma não há super aquecimento da gordura utilizada, aumentando sua vida útil e reduzindo o risco de incêndios.
  • Fritadeira água e óleo: infelizmente ainda são muito utilizadas no Brasil. Além de serem proibidas na grande maioria dos países ao redor do mundo, apresentam muito mais chances de acidentes dentro das cozinhas profissionais. Portanto, é melhor optar por aquelas que trabalham com zona fria, sem água.

Mas, afinal, qual fritadeira é indicada para cada modelo de negócio? Não existe uma verdade absoluta, mas, baseando-se na tipologia do estabelecimento, podemos encontrar melhores opções no mercado, tanto no que diz respeito à performance do equipamento, quanto às despesas relacionadas diretamente à sua operação.

Fritadeiras elétricas, por exemplo, são amplamente utilizadas em redes e restaurantes que trabalham com grandes quantidades de fritura, garantindo, assim, uma produção maior a cada ciclo. Lembre-se que, geralmente, as fritadeiras elétricas possuem uma retomada de temperatura maior em comparação à fritadeiras a gás, conforme explicado no item 3.

Ainda no assunto fritadeiras elétricas, estabelecimentos como redes de quiosques, bares e bistrôs podem optar pela utilização de fritadeiras automáticas com sistema de exaustão embutido, excluindo a necessidade de instalação de coifas e dutos. Com isso, podem ser colocadas em shoppings, metrôs e locais fechados com espaço limitado. Dessa forma, é possível garantir uma fritura de excelente qualidade e com segurança de operação otimizando, ainda, sua mão de obra e espaço.

Fritadeiras a gás, por sua vez, são excelentes quando as despesas com energia elétrica são mais altas. Os melhores equipamentos desta categoria também garantem boa produtividade e excelente volume de fritura.

Na hora de decidir a fritadeira ideal para seu negócio, a escolha do fornecedor também é uma etapa importante, já que a má escolha pode gerar problemas a longo prazo. Na Macom você encontra uma gama de fritadeiras de alto desempenho, prontas para serem testadas em nossa cozinha experimental MacomLab, com o apoio de nossos chefs corporativos.

Ficou interessado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR