Success Stories

HAMBURGUERIA: 5 equipamentos que você precisa ter na cozinha do seu estabelecimento.

Investir em um novo negócio pode ser a realização de um sonho, uma saída para aumentar a renda ou mesmo uma renda extra. Um cuidado que todo empreendedor deve ter é alinhar a ansiedade do sonho com o planejamento do empresário. Um negócio cada vez mais em alta são as hamburguerias, o que nos mostra que investir em um negócio como este certamente pode ser muito lucrativo. 

As hamburguerias de hoje saíram de um modelo de lanche de fast food que é simples e são preparados de forma muito rápida, para estabelecimentos que entregam experiencias gastronômicas ricas, seja com atendimento em salão ambientados ou por delivery.

Esta mudança mostra que hoje existe uma grande preocupação com a qualidade do produto servido. A qualidade da carne é um fator primordial, mas não adianta ter o melhor chef e não ter as ferramentas para prepará-las da maneira correta.

Do mesmo modo, com essa mudança de posicionamento, é importante fazer a escolha correta e apostar nos melhores equipamentos para destacar sua hamburgueria. Neste guia vamos listar os equipamentos essenciais, que funcionam como coração e pulmão de uma hamburgueria.

1. CHAPA A GÁS ou ELÉTRICA

Em primeiro lugar, a chapa é o equipamento mais versátil da hamburgueria, nela além de preparar as carnes, pode-se preparar ovos, bacon e até selar o pão. Ela dá agilidade ao estabelecimento e é essencial para fazer o Smash Burguer que é um hambúrguer mais fino, com crosta marcante e está em alta.

Um dos pontos a se observar na escolha das chapas é a espessura da superfície de cocção, quanto mais grossa, maior a retenção de calor e consequentemente maior a produtividade, agilidade e economia de gás ou energia elétrica.

A chapa deve aguentar altas demandas, e mesmo com o chapeiro colocando nela 30 hambúrgueres que antes estavam resfriados ou congelados, ela deve manter a temperatura e se perder, ter potência para retomá-la rapidamente, caso contrário, ao invés de selar a carne grelhando-a, ela será cozida e muito líquido será perdido, perdendo suculência e sabor, deixando com uma aparência mais clara.

Finalmente, para agilizar e facilitar o processo de limpeza procure sempre chapas com gavetas para resíduos e gordura

2. CHAR BROILER A GÁS

Há hamburguerias que focam sua produção na chapa, outras focam no Broiler e algumas utilizam ambos, isso depende muito do cardápio e da proposta da casa.

Com a operação tão simples quanto uma chapa, o broiler se assemelha muito à uma churrasqueira, porém com uma produção menor de fumaça. O Broiler é ideal para hambúrgueres mais altos e deixa um sabor levemente defumado na carne, lembrando muito o sabor do tradicional churrasco. Isto pode ser um grande diferencial de sabor.

Na escolha é importante que o broiler tenha queimadores de alta eficiência e grelhas pesadas feitas de ferro fundido, que retém mais calor, garantindo uma marcação perfeita na carne.

3. FRITADEIRAS A GÁS

A recomendação de especialistas é escolher fritadeiras com zona fria, que só utilizam óleo, diferente das fritadeiras que usam água e óleo, que trazem riscos constantes de acidentes e incêndio, estas, além de serem perigosas são proibidas em muitos países.

A zona fria atua como um espaço para acúmulo de detritos provenientes do processo de fritura, mantendo estes resíduos longe dos queimadores e da troca de calor para que não se carbonizem transformando o óleo em uma substância insalubre.

Procure fritadeiras profissionais, existem fritadeiras no mercado com 4 queimadores que garantem rápida retomada de temperatura ao trabalhar com produtos congelados ou resfriados, isso garante frituras mais sequinhas e crocantes.

Fritadeiras com controle de temperatura por termostato, além de garantir controle total na temperatura do óleo, contam com sistema de segurança que não permitem que a temperatura ultrapasse a temperatura de “fumaça”, que degrada o óleo com risco de combustão.

Dessa forma, existe uma vantagem econômica em optar por fritadeiras a gás em vez das elétricas, uma vez que em praticamente todas as regiões do Brasil, o gás tem um custo expressivamente menor que a energia elétrica.

4. COIFAS E EXAUSTÃO

Equipamento obrigatório e necessário para propiciar segurança, bem-estar e conforto aos colaboradores e ao ambiente de trabalho, além de filtrar os efluentes de gordura provenientes dos processos de cocção e filtragem de resíduos.

Como resultado, os especialistas recomendam sempre a escolha por coifas com sistema de supressão de incêndios como o sistema Ansul. Opcionalmente, pensando em economia a longo prazo, opte por coifas com tecnologia Ultravioleta-OGR que quebra as moléculas de gordura e estingue a necessidade de limpeza dos dutos da coifa.

5. SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO

Refrigeradores e freezers certamente serão necessários em seu estabelecimento: refrigeradores para armazenar alimentos como verduras, frutas, legumes, bebidas, sobremesas e carnes em processo de descongelamento, e freezer para armazenar as proteínas, as batatas fritas e empanados em geral.

Primeiramente, procure sempre refrigeradores e freezers que trabalhem com sistema de ar forçado, que diferentemente do sistema de paredes frias, garante que o ar frio circule por igual em todo a câmara do equipamento.

Além disso, outra dica é quanto ao tipo de revestimento do interior, busque por equipamentos com aço inox no interior, que diferentemente de outros materiais, são muito mais duráveis, são mais resistentes a riscos e perfurações, não impregnam cheiro e são mais fáceis de limpar.

É importante considerar que a produtividade de um chapeiro tem relação com a necessidade de movimentação dele dentro a cozinha, quanto menos ele se movimentar em busca de insumos certamente mais produtivo será. Um refrigerador baixo de gavetas embaixo da linha de cocção ajuda muito nisso, criando um fluxo inteligente de trabalho.

Dependendo da operação, é interessante ter um balcão refrigerado de condimentos, também conhecido como “prep-table”, já que nele pode-se deixar itens necessários para a finalização do lanche como: alface, tomate e picles, com fácil acesso acelerando toda a operação.

Para sua lista de desejos MÁQUINA DE GELO

Outros equipamentos podem fazer a diferença para que seu negócio alcance sucesso, considerando que a experiência percebida pelo cliente, a forma como a bebida é servida é um fator a ser considerado. A qualidade do gelo pode valorizar qualquer bebida, gelo puro, transparente com cubos perfeitos serão percebidos e mostrará que a sua hamburgueria está preocupada com detalhes.

Além disso, você não arriscará ficar sem gelo em um momento de pico e terá um custo operacional muito mais baixo para produzir gelo do que comprar sacos de gelo que podem trazer risco de contaminação. Uma máquina de gelo de qualidade, produz um quilo de gelo a um custo de 10 centavos em média, já considerando o custo de água e energia elétrica.

Para sua lista de desejosMÁQUINA SELADORA A VACUO

Com o crescimento do negócio será necessário fazer o pré-preparo monoporcionados e em maior escala para agilizar a operação na hora de pico do movimento e para armazenar de forma segura estes alimentos uma seladora a vácuo ajuda muito, pois ela retira todo o ar do produto, eliminando micro-organismos que podem deteriorar o alimento. Isso aumenta a validade do alimento reduzindo seu custo operacional.

Como resultado, este processo pode também otimizar os custos quando há mais de uma unidade do negócio, permitindo concentrar em apenas um local, todo a pré-produção.

Quer conhecer e testar esses equipamentos? Agende uma visita em nossa cozinha experimental, nossos chefes especialistas estão te esperando para dar todo apoio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR