Success Stories

VALE A PENA INVESTIR EM UMA HAMBURGUERIA?

Pensando em investir em uma hamburgueria, mas não sabe se é um bom negócio? O nicho de mercado de Hamburguerias é um dos que mais tem crescido dentro do food service. Mas será que, de fato, é um bom investimento? Separamos neste artigo algumas informações importantes e atualizadas que, com certeza, irão ajudar na sua decisão.

Analisando, vemos que as maiores redes de franquias restaurantes são hamburguerias, redes como: Mcdonalds, Burger King e Bob´s hoje são grandes impérios, e por aí já podemos ter uma noção de como é lucrativo esse mercado e que se trata de um mercado bilionário.

Por exemplo, considerado rei no delivery Brasileiro, Hambúrguer hoje ocupa o primeiro lugar nacional em vendas na plataforma iFood, correspondendo a 30% dos pedidos (Revista Exame) e desbancando até mesmo a pizza. Como resultado, outra informação relevante, é que segundo o IBGE, 32,8% da renda das famílias brasileiras, é reservada para comer fora. Hoje, o ramo alimentício é considerado um dos mais seguros para se investir, pois mesmo em tempos de crise, continua faturando.

Ranking dos itens mais pedidos por delivery no Brasil

SulSudesteCentro OesteNordesteNorte
1º Hambúrguer1º Esfihas1º Hambúrguer1º Hambúrguer1º Hambúrguer
2º Sanduiches2º Hambúrguer2º Carne2ª Carne2º Carne
3º Refrigerante3º Refrigerante3º Refrigerante3º Refrigerante3º Refrigerante
4º Sushi e Sashimi4ª Carne4º Sanduiche4ª Pizza4º Sanduíche
5º Carne5º Sushi e Sashimi5º Açaí5º Sanduiche5º Pão

Fonte: Revista Exame /Ifood

Então quer dizer que se eu montar uma hamburgueria, vai ser um negócio muito lucrativo, com crescimento meteórico? Certamente, como toda resposta inteligente, o que podemos dizer é: depende.

Afinal, depende de que?

A princípio, de boas escolhas, de planejamento, da localização, do seu conhecimento na área, do momento econômico do país, da visão de negócio, foco e comprometimento com o negócio. Portanto, como todo negócio, empreender é, acima de tudo, assumir riscos e é necessário investir dinheiro para garantir o sucesso.

De fato, uma das escolhas principais é: se vai investir em uma franquia ou se vai abrir seu próprio negócio por conta própria. E então vem a maior das dúvidas do empreendedor relacionada ao investimento inicial necessário.

Certamente, a franquia é uma “receita de bolo pronta”, já com um nome e modelo de produção, um caminho seguro para quem tem capital para investir e garantir uma receita contínua no futuro. Neste caso, o investimento pode variar entre R$60 mil e R$2,8 milhões (fonte Rede – meios de pagamentos).

Agora se a escolha for empreender sozinho, ou seja, abrir a sua própria hamburgueria, você será responsável pela escolha do nome, desenvolvimento da marca, elaboração de cardápio e divulgação. Por exemplo, considerando apenas os utensílios e equipamentos básicos, dá para começar com 5 mil reais de investimento e chegar a 150 mil englobando aluguel, reforma, equipamentos básicos e divulgação (fonte Rede – meios de pagamentos). Em síntese, o faturamento mensal de uma hamburgueria varia muito, entre 2 mil e 150 mil reais, dependendo do tamanho e das formas de atendimento, segundo a Rede.

Contudo, para começar com um pequeno negócio, uma boa chapa, refrigeradores e uma boa fritadeira são suficientes.

Mas cuidado: Este mercado é muito concorrido, então seu negócio precisa saber se diferenciar.

Certamente, um erro comum é investir apenas em estrutura: um salão muito grande, equipamentos que são superdimensionados, ou mesas e cadeiras em quantidade superior a necessária, ou seja, o empreendedor acaba investindo todo seu capital apenas em custos.

Tríade de negócio

Em primeiro lugar, é necessário saber que todo negócio tem uma tríade importante: Estrutura, produto e divulgação.

Visto que a estrutura é importante, especialistas em negócios são categóricos em dizer que o seu produto é onde você mais deve investir, tempo e dinheiro: seu cardápio, em pesquisa, testes e degustações, quanto melhor seu produto, maior a chance de vender mais, de agradar e fidelizar.

Além disso, reserve também capital para a divulgação. Não adianta ter a hamburgueria dos sonhos se ela está em um deserto e não há como as pessoas encontrarem e chegarem até lá. Segundo o Sebrae, 24% das empresas fecham as portas antes de completar dois anos. É fundamental saber como divulgar, saber fazer com que seu negócio seja encontrado e que seja notado pelas pessoas. Pode soar redundante, mas saber comunicar o diferencial do seu negócio faz que as pessoas percebam esse diferencial.

Respondendo a primeira pergunta: sim, o mercado de hamburgueria é hoje um ótimo negócio, os hambúrgueres são preferência nacional, porém, é importante sempre lembrar quais são os sentimentos e motivações que te fazem ser um empreendedor. Portanto, como qualquer outro negócio, é mandatório assumir riscos e continuar investindo para garantir o sucesso.

Em suma, avalie todas as variáveis e se assegure que está fazendo as escolhas corretas. Portanto, conte com o apoio de nossos especialistas para compor a estrutura da cozinha da sua hamburgueria, agende uma visita e venha testar suas receitas em nossa cozinha experimental, com o apoio de nossos chefes corporativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR