News & Events

O que é um Char Broiler?

Guarulhos, Setembro-2020

De acordo com pesquisa realizada pelo Groupon América Latina, o churrasco é uma das comidas favoritas do brasileiro. Com a evolução tecnológica, os equipamentos para preparar o churrasco, ficaram cada vez mais práticos e modernos. Um ótimo exemplo desta evolução é o Char Broiler.

No artigo desta semana, conheça mais sobre o equipamento essencial para cozinhas de quem deseja adicionar uma nota defumada ao sabor dos seus pratos. Vamos lá?

Um bom Char Broiler surpreende quando o tema é grelhar carnes, peixes e frutos do mar. O mais surpreendente é o resultado com os vegetais que após grelhados, com um pouco de azeite, sal e uma pitada de pimenta do reino, valorizam qualquer prato em estética e sabor, com baixíssimo CMV.  Quando a gordura da carne cai nos defletores quentes, gera fumaça que traz um leve sabor de defumado.

O Char Broiler é um equipamento que possui pesadas grelhas de ferro fundido garantindo uma maior retenção de calor de forma uniforme, diminuindo o consumo de gás e o tempo de preparo.

O mais interessante deste equipamento, é sua semelhança com as churrasqueiras convencionais, porém com uma menor emissão de fumaça, tornando-o ideal para uso em ambientes fechados.

Entre os benefícios do Char Broiler, podemos citar:

  • Preparos muito mais rápidos – Um hambúrguer demora em média quatro minutos e meio para estar pronto. Já, porções de carne de 200 gramas, em apenas cinco minutos.
  • Menos fumaça durante o preparo, em comparação a churrasqueiras tradicionais.
  • Leve sabor defumado e carnes mais suculentas. Mantém o suco da carne, o que não resseca a proteína.
  • Alimentos menos gordurosos e mais saudáveis.
  • Alta temperatura controlada através do ajuste de chama.
  • Segurança ao operador: um bom Char Broiler deve possuir acendedor piloto.
  • Marcação perfeita no grelhado.

Além dos benefícios citados acima, uma das grandes vantagens do char broiler é possuir versões em diferentes tamanhos, atendendo a diferentes necessidades. Em cozinhas profissionais, otimizar o espaço é essencial, podendo impactar diretamente na produtividade.

Mas afinal, grelhados a carvão ou gás?

Para responder a esta pergunta, é necessário analisar todo o processo culinário. De fato, o mais importante é quanto calor o alimento irá absorver, determinando seu grau de cozimento: ao ponto ou mal passado.

Quando se utiliza o carvão, é mais difícil controlar a temperatura, diferente de ajustar uma chama de gás. Os ingredientes para combustão são básicos: combustível e oxigênio. Se a quantidade de oxigênio não for suficiente, o processo de combustão será incompleto, produzindo monóxido de carbono. Já em uma grelha a gás bem regulada, o gás é automaticamente misturado com a quantidade certa de ar nos queimadores.

No entanto, surge a dúvida, e o “gostinho de carvão, é possível com o gás?” Na verdade, o sabor do grelhado não vem do carvão, mas do dourar intenso que ocorre na superfície do alimento e da gordura que escorre para os defletores.

A Macom possui Char Broilers profissionais com tamanhos variados, de acordo com a necessidade da sua cozinha.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com nossos especialistas e agende uma visita em nossa cozinha experimental MacomLAB para comprovar toda sua eficiência e versatilidade.

(11)2085-7000 | acosmacom@acosmacom.com.br

Redação: Equipe de Marketing Macom

pt_BR
es_ES pt_BR